Thursday, January 6, 2011

Cemig e Fapemig se unem para pesquisa energética

Cemig e Fapemig se unem para pesquisa energética
Crédito: Osvaldo Afonso
Governador ressalta importância para Minas do convênio de R$ 150 milhões

O governador Antonio Anastasia presidiu ontem, no Palácio Tiradentes, a solenidade de assinatura de convênio entre a Cemig e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemig), visando ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. As duas instituições investirão R$ 150 milhões em cinco anos no projeto, que contempla também o desenvolvimento de fontes alternativas renováveis e limpas, como solar, eólica e biomassa. O objetivo é melhorar o atendimento à população, por meio da redução de custos e aumento da qualidade no fornecimento de energia.
Em seu pronunciamento, o governador comemorou o fato de ser o primeiro ato público do seu segundo mandato voltado para o tema da pesquisa e do conhecimento. Ele disse que o Estado deve fomentar a parceria de instituições públicas com universidades e empresas privadas para criar as condições necessárias ao desenvolvimento da pesquisa, como meio para gerar riqueza e empregos. "De maneira emblemática, estamos presidindo essa cerimônia na qual duas instituições do Estado se associam, tendo por objeto o tema do conhecimento, que colocamos como absoluta prioridade de nosso governo, por ser condutor e gerador de riqueza e emprego. A questão do conhecimento é o valor mais alto que temos no século XXI", afirmou.
As pesquisas também serão voltadas para o desenvolvimento sustentável, com estudos sobre a proteção do meio ambiente, o uso racional da energia e a eficiência operacional da Cemig. O convênio também prevê a concessão de bolsas para pesquisas focadas nos temas de interesse da Cemig. A ideia é criar um ciclo positivo em que a concessionária tem um problema e os pesquisadores buscarão soluções com o apoio financeiro.
Empregos de qualidade
O governador disse que a Cemig, além de ser reconhecida como empresa fornecedora da melhor energia do País, se consolidou como potência econômica que contribui para estimular e aquecer o mercado mineiro. "Uma das prioridades da Cemig deverá se no sentido de, cada vez mais, prestigiar as empresas mineiras na contratação para desenvolvimento de seus projetos. Temos uma obsessão que é a melhoria das condições econômicas de Minas Gerais, gerando empregos de qualidade, agregando valor aos nossos produtos, prestigiando as empresas mineiras, fortalecendo as atuais e atraindo novas, porque temos alavancas em Minas e talvez uma das alavancas mais robustas e musculosas nesse sentido seja a Cemig", disse ele.

Abs.

Alexandre

No comments: